quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A PSICOMAGIA COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO INTERIOR

                                       Alejandro Jodorowsky,

Escritor, teatrólogo, cineasta, Terapeuta e criador do termo PSICOMAGIA.



O QUE É PSICOMAGIA?

PSICOMAGIA é uma técnica que utiliza ATOS SIMBÓLICOS que busca nos curar dos bloqueios sexuais, emocionais e intelectuais, os quais nos impedem de viver nossa vida de forma coerente e plena.

Com base numa premissa bem definida de que, em todo momento o inconsciente sobrepassa os limites de nossa razão, seja por meio de sonhos ou de atos fracassados, Jodorowsk formulou a seguinte pergunta: “será que há uma maneira de fazer atuar o inconsciente, como um aliado de forma voluntaria? “

Também percebeu que, para o inconsciente, os objetos que nos acompanham e nos rodeiam forman parte de sua linguagem, por isso, a finalidade da psicomagia, como ferramenta, é a de nos converter em nosso próprio curador, na medida em que conseguimos identificar o significado simbólico dos objetos que nos rodeiam.

 Qual a diferença entre magia e psicomagia?

Na Magia - Para que esta primitiva terapia funcione, o curandeiro, apoia-se em superstições do paciente. Mantém um mistério, apresenta-se como proprietário de poderes extra humanos, obtidos por una secreta iniciação, contando com aliados divinos ou não. Neste caso o curandeiro, ou, Mago é o curador.

Na Psicomagia - em lugar de crença supersticiosa se necessita a compreensão em nivel do consciente. Todo aquele que faz uso desta ferramenta deve saber o porquê de cada uma de suas ações. Neste caso, o usuário converte-se, assim em seu próprio curador. (p.5)

Por quê funciona?

Cria-se, portanto, um novo padrão de diálogo interno entre o subconsciente e o consciente atendendo, ao mesmo tempo, as diferentes regras que regem ambos os níveis.

Por exemplo: Se o nível que chamamos de ‘consciente’ necessita de estruturas conhecidas para estabelecer uma crença, o ‘subconsciente’ capta o sentido simbólico da imagem, ou objeto já que aceita atos simbólicos como se fossem acontecimentos reais.




REFERÊNCIAS:
ALEJANDRO JODOROWSKI
VICTOR BROSSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário